segunda-feira, 29 de agosto de 2016

8ª Reunião Ordinária do Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro

No dia 25 de agosto do ano rotário 2016/2017 e com a presença dos companheiros: Celso, Renèe, Almir, Abílio, André, Anizaira, Carlos Peralta, Célio, Gilberto, José Ademir,  José  Esvanildo, José Francisco, Luiz Carlos, Norberto, Rolando, Wania e Wilson e os convidados: Rita, Rafaela, Isadora e Evely, Sônia, Augusto, Fernanda, Angélica, Tainá, Roberta Laja, Artur, Giovane, José Menezes, Rosália, Erica, Luiza eHebert, deu-se nas dependências da SOMECA a 8ª Reunião Ordinária do Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro. 

Iniciando os trabalhos o presidente Celso agradeceu aos companheiros e aos convidados pela presença. Em seguida foi chamada a tribuna a filha do Companheiro André para ler uma mensagem em homenagem ao dia dos pais e cada companheiro ganhou simultaneamente uma caneta de lembrança. 

A secretária Renèe citou os nomes dos companheiros da comissão da Área 03: 
G.A: Felipe Ribeiro - RC Cubatão; 
Secretário: Sérgio Oliveira - RC de Cubatão; 
Fundação Rotária: Cláudio Lopes - RC de São Vicente; 
DQA: Leandro Guedes - RC de São Vicente Praia; 
Coordenador de Visitas: Luiz Carlos - RC de Cubatão - Jd. Casqueiro; 
Companheirismo: Adélio Servinsckins - RC São Vicente Antônio Emmerick. 

O companheiro Rolando foi chamado a tribuna para explanar sobre o programa “PERGUNTA COMPANHEIRO” com a pregunta: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO DISTINTIVO DO ROTARY E COMO ELE SE DEFINE” e no sorteio do próximo a fazer a explanação ficou Célio Lacerda com o Tema: “O QUE REPRESENTA A RODA DENTADA E TODOS OS SEUS COMPONENTES”. 



Na sequência, o protocolo chamou o palestrante Célio Lacerda para falar sobre DQA (Desenvolvimento de quadro associativo). 



Depois abriu-se para comentários onde o primeiro a fazer comentário foi o companheiro Abílio que além de elogiar a explanação do companheiro Célio, salientou que quem gosta de Rotary não precisa se preparar para fazer uma apresentação porque já é motivado para isso. O segundo a comentar foi o companheiro José Francisco que também o parabenizou. 

Após isso foi chamado a Tribuma o Sr. Luiz Menezes para dar um feedback sobre o projeto INGLÊS E CIDADANIA, e agradeceu pela doação dos equipamentos ao projeto. 

Foi chamado também a tribuna o Augusto, filho do companheiro José Francisco, para dar seu depoimento sobre o intercâmbio no Canadá e ele aproveitou para dar uma lembrança ao presidente Celso e sorteou outra entre os companheiros, contemplando o companheiro Almir. 



Após isso foi divulgado o evento 1º PORCO NO ROLETE, que será realizado no dia 11/9 e é organizado pelo grupo Pretos e Brancos. 



7ª Reunião Ordinária do Rotary Clube Cubatão Jardim Casqueiro

No dia 18 de agosto do ano rotário 2016/2017 e com a presença dos companheiros: Celso, Renèe, André, Anizaira, Carlos Peralta, Célio, Gilberto,José  Esvanildo, José Francisco, José Mauricio, Julio, Lincoln, Luis Carlos Richardelli,Luiz Carlos, Norberto, Rolando, Wania e Wilson e os convidados: Roberta Laja, Erenita, Lucas, Tania, Regina, Martha,Luiz e Tarcísio deu-se nas dependências da SOMECA a 7ª Reunião Ordinária do RCC Jardim Casqueiro.
Iniciando os trabalhos o presidente Celso agradeceu aos companheiros e aos convidados pela presença. Em seguida foi  feita as informações de agenda de eventos e cursos: 
- CHURRASCO ROTARY CLUB SÃO VICENTE – 21/8 (DOM) ÀS 12h30 com adesão de R$50,00, no salão de Festas da Associação Comercial de São Vicente. 



Foi comentado referente a 1ª REPRESE da área 03 que aconteceu dia 12/08, com a palestra de Fernando Sobrinho sobre DQA e do companheiro Carlos Torci sobre deveres e compromissos. Também foi salientado sobre a Campanha do uso do PIN do Rotary para qualquer lugar que for. 

Foi informado sobre a listagem de intercambistas ao YEP dos pré-inscritos para 2017, onde se encontram os candidatos Giovanna Lara de Freitas e Iam Felipe B. Santos, as provas serão em outubro de 2016. 

Na sequência, o protocolo chamou o a palestrante Martha Schuster da Alemanha para apresentar sobre o tema: CRECHE, CRIANÇA E EDUCAÇÃO e o ex intercambista Lucas Velardi  fez a tradução de inglês para português. 



No programa “PERGUNTA COMPANHEIRO”o próximo a responder será o companheiro Rolando a pergunta: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO DISTINTIVO DO ROTARY E COMO ELE SE DEFINE”.


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

6ª Reunião Ordinária do Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro



No dia 11 de agosto do ano rotário 2016/2017 e com a presença dos companheiros: Celso, Renèe, Alexandre, André, Anizaira, Gilberto, haroldo, José Ademir, José  Esvanildo, José Francisco, Lincoln, Luis Carlos Richardelli, Luiz Carlos, Rolando e Wilson e os convidados Erenita, Maria Isa, Lena Boing, Clovis e Lucas, deu-se nas dependências da SOMECA a sexta reunião ordinária do RCC Jardim Casqueiro. 

Iniciando os trabalhos o presidente Celso agradeceu aos companheiros e aos convidados pela presença. Em seguida o atual tesoureiro Alexandre apresentou o balanço da Festiva de Posse e situação financeira do clube. O lucro da Festiva ficou registrado no caixa de eventos. Após isso foi perguntado pelo José Francisco como será o controle de pagamentos de mensalidade e  o tesoureiro relatou que permanecerá o mesmo da gestão anterior. 

Na sequência, o protocolo chamou o ex intercambista Lucas Velardi para dar seu relato sobre o intercambio no Japão e neste momento relembrou a escolha do país quando se inscreveu para o intercâmbio.



Foi divulgado que dia 28/08 haverá a caminhada do Rotary em Santos com o percurso de 3km e também que estão abertas as inscrições para IRL 2016. 

Foi enaltecido qual será o Presidente do RI de 2018/2019 que é de Kampalana Uganda, Dr. Samuel. 



Seguindo as agendas: 
12/08 será realizado a REPRESE da àrea 03 em Cubatão, 
20/08 haverá o Churrasco do Rotary SV Praia, 
21/08 Churrasco do Rotary SV. 

No programa “PERGUNTA COMPANHEIRO” foi definido para que o companheiro que tiver que responder não comparecer será feito outro sorteio, sendo assim o próximo a responder será o companheiro Rolando com a mesma pergunta: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO DISTINTIVO DO ROTARY E COMO ELE SE DEFINE”. Finalizando foi chamada a tribuna a intercambista Lena Boing para que se apresentasse. E sem mais assunto a ser discutido a reunião foi encerrada. 


5 ª Reunião Ordinária do Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro

No dia 04 de agosto do ano rotário 2016/2017 e com a presença dos companheiros: Celso, Renèe, Abílio,Alexandre, André, Anizaira, Gilberto, José Ademir, José Francisco, Lincoln, Luis Carlos Richardelli,Norberto, Rolando, Wania, Wilson e o convidado Ivan Machado, deu-se nas dependências daSOMECA a quinta reunião ordinária do RCC Jardim Casqueiro. 

Iniciando os trabalhos o presidente Celso agradeceu aos companheiros e aos convidados pela presença. Em seguida o presidente solicitou a secretaria que anunciasse sobre convite de evento do Jantar da OAB que será realizado dia 27/8 no Bloco Cultural com valor de adesão de R$150,00, onde os interessados devem procurar o Richardelli. Na sequência foi lido a ata da segunda reunião do Conselho diretor pela secretaria Renèe. 

O Protocolo deu sequência a reunião chamando o companheiro Wilson Crus para falar sobre o Tema PROVA QUADRUPLA. 

Foi salientado a tolerância de 15 min para início das reuniões ordinárias. 

No sorteio para falar na próxima reunião no programa “PERGUNTA COMPANHEIRO” foi contemplado o companheiro Almir, que não estava presente, para o tema: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO DISTINTIVO DO ROTARY E COMO ELE SE DEFINE”.

4ª Reunião Ordinária do Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro

No dia 28 de julho do ano rotário 2016/2017 e com a presença dos companheiros: Celso, Renèe, Abílio,Alexandre, Almir, André, Anizaira, Celio, Haroldo, José Ademir, José Francisco, José Mauricio, Luis Carlos, Luis Carlos Richardelli,Norberto, Rolando, Wania, Wilson e os convidados Marcos Zanardo, Maria Laiz, Maria Denise, Sonia Catarino, Roberta Laja, Arthur, Gionvanni, Rita de Cásssia, deu-se nas dependências da SOMECA a quarta reunião ordinária do RCC Jardim Casqueiro. 

Iniciando os trabalhos o presidente Celso agradeceu aos companheiros e aos convidados pela presença. Em seguida o presidente solicitou a secretaria que anunciasse os aniversários de vida e de casamento dos companheiros e os respectivos parentes.

Seguindo o companheiro José Francisco apresentou informações rotárias pelo programa “PERGUNTA COMPANHEIRO” e o tema foi “A COMPOSIÇÃO DA MESA PARA OS VARIADOS TIPOS DE EVENTOS ROTÁRIOS” e antes de iniciar já salientou que a mesa montada nesta reunião já precisava de ajustes.

Na sequência o companheiro Norberto fez a leitura do currículo do palestrante da noite, o companheiro Marcos Zanardo, que trouxe o tema “EDUCAÇÃO BÁSICA E ALFABETIZAÇÃO”. 





Depois o companheiro Haroldo, falou sobre a contribuição para o YEP para viabilizar o intercâmbio de Julia Liber da Alemanha. No Programa “pergunta Companheiro” foi sorteado o campanheiro Wilson Cruz para falar do tema: “PROVA QUADRUPLA” na próxima reunião ordinária. E sem mais assunto a ser discutido a reunião foi encerrada. 


3ª Reunião Ordinária do Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro

No dia 21 de julho do ano rotário 2016/2017 e com a presença dos companheiros: Celso, Renèe, Abílio,Alexandre, André, Anizaira, Gilberto, Haroldo,José Ademir, José Esvanildo (Tita), José Francisco, Julio, Lincoln, Luis Carlos, Luis Carlos Richardelli,Rolando, Wilson e os convidados Jaques Santana, Clóvis da Silva e Ian Felipe, deu-se nas dependências da SOMECA a terceira reunião ordinária do RCC Jardim Casqueiro. 

Iniciando os trabalhos o presidente Celso agradeceu aos companheiros e aos convidados pela presença. Em seguida o presidente solicitou à secretária Renèe que informasse os eventos que aconteceriam no sábado dia 23 de julho, sendo eles: 
Posse do RC Bertioga Canal, Arraiá Julino do RC Cubatão e Noite das Sopas do Projeto Bruno Mezenga. 

Também foi relembrado aos companheiros que já foram presidentes que encaminhassem as fotos para confecção da galeria de presidentes em banner. Depois o presidente solicitou a companheira Renèe passar a apresentação do Plano de Atividades 2016/2017, no projetor de Multimídia, para concluir a análise dos itens levantados na última reunião para possível aprovação. Na sequência foram analisados e feitos os devidos ajustes, concluindo na aprovação do Plano de Atividades. 
Ficou determinado que será formada uma comissão que definirá como será utilizado a verba dos projetos do Outubro Rosa e Novembro azul, e referente a verba de desastres naturais ou afins, poderá ser utilizada onde houver necessidade, podendo ser em outra região. Referente ao Banco de Cadeiras de rodas deverá ser elaborado critérios de utilização e empréstimo.

Seguindo o companheiro Abílio que apresentou informações rotárias pelo programa “PERGUNTA COMPANHEIRO” e o tema foi “O REAL POSICIONAMENTO DAS BANDEIRAS E SEU SIGNIFICADO”. Para próxima reunião foi sorteado o companheiro José Francisco que trará informações sobre “A COMPOSIÇÃO DA MESA PARA OS VARIADOS TIPOS DE EVENTOS ROTÁRIOS”. 

Mais uma vez o presidente Celso pediu a presença dos companheiros na Posse do RC Bertioga Canal, pois o clube com maior número de participantes ganharia uma Cadeira de Rodas. Depois o companheiro José Esvanildo (Tita) pediu a palavra, onde neste momento houve uma discussão sobre a determinação do presidente onde todos devem se inscrever cinco minutos antes do início da reunião ordinária para falar na tribuna, e o companheiro se justificou dizendo que estava atendendo os convidados que vieram na reunião para esclarecer dúvidas sobre a inscrição para fazer intercâmbio, logo foi concedido a palavra ao companheiro onde ele elogiou o evento de Posse desta Gestão que foi realizada dia 14/7 no Kalaballis, enaltecendo a organização do evento e o número de convidados que estiveram presentes que foi de 126 pessoas. Novamente o companheiro Abílio comentou sobre a importância de colocar ordem e disciplina na reunião enaltecendo a inscrição para ter a palavra na tribuna 5 minutos antes de iniciar a reunião ordinária. E sem mais assunto a ser discutido a reunião foi encerrada.